Hotel Stanley, inspiração de Stephen King para “O Iluminado”

O Hotel Stanley inspirou Stephen King a escrever o livro “O Iluminado” em 1977, e depois de algum tempo o livro serviu de base para o filme aterrorizante de Stanley Kubrick que foi lançado de 1980. Em 1997 foi lançada uma minissérie com 3 episódios onde o roteiro foi escrito pelo próprio Stephen King.o-hotel-stanley-e-uma-construcao-em-estilo-georgiano-branca-que-chama-a-atencao-na-rodovia-34-rumo-ao-centro-de-estes-park-uma-cidadezinha-a-112-km-de-denver-1364852270853_615x300

O Hotel Stanley que chama a atenção na Rodovia 34 rumo ao centro de Estes Park, uma cidadezinha a 112 km de Denver. F. O. Stanley e seu filho, F. E. Stanley, construíram a estrutura de 2.230 metros quadrados para a mulher, Flora, que queria receber seus amigos da elite. A residência foi um sucesso tão grande e numa área tão bonita que, em 4 de julho de 1909, o casal decidiu transformá-lo num hotel.

A certa altura coisas inexplicáveis começaram a acontecer: luzes que acendiam e apagavam sozinhas; malas eram desfeitas misteriosamente; quando não havia ninguém nos corredores, podia-se ouvir crianças brincando…

Mas o mais importante para a história do hotel foi o evento que ocorreu em 1974, quando o escritor Stephen King passou uma noite no quarto 217.

chave-para-o-quarto-217-suite-onde-stephen-king-passou-a-noite-em-1974-1364852243779_615x300

Diz a lenda que King era o único hóspede (até 1982 não havia aquecimento no Stanley, fazendo dele um negócio temporário – e bem pouco rentável – durante as primeiras sete décadas). Stephen então teve um pesadelo em que seu filho, na época com três anos, era perseguido pelos corredores e acordou com um sobressalto.

Enquanto se acalmava fumando um cigarro e olhando pela janela no meio da noite, King encontrou a inspiração para escrever “O Iluminado”.

Desde então, o Quarto 217 se tornou uma lenda. É o mais requisitado do hotel e celebridades como Johnny Depp e o Imperador do Japão já ficaram lá.

O livro:

O_ILUMINADO_RECURSO_ELETRONIC_142071829919733SK1420718299BDanny Torrance não é um menino comum. É capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Danny é iluminado. Será uma maldição ou uma bênção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook.
Em O iluminado, quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se das convulsões que assustam a família.
Só que o Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu-se de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. É uma sentença de morte. E somente os poderes de Danny podem fazer frente à disseminação do mal.

Sinopse do filme:

4c2aa-postagem-o-iluminadoCom bloqueio criativo e precisando escrever um livro ao ser pressionado por seu editor, o escritor Jack Torrance (Jack Nicholson) decide seguir os conselhos de se isolar com sua mulher (Shelley Duvall) e seu filho. Assim, ele aceita trabalhar como vigia de um hotel, que seria fechado por uma temporada, no alto de uma montanha no Colorado. A beleza do local e o silêncio proporcionado pela distância da civilização seria uma situação perfeita para que ele conseguisse se inspirar para escrever, mas as coisas não acontecem como Jack pensava. Estranhamente, ele vai ficando cada dia mais agressivo sem motivos. Além disso, seu filho Danny parece estar com problemas. Ele demonstra ter visões e amigos imaginários, o que enlouquece ainda mais o pai. Cada dia em que a família Torrance passa no hotel, pior fica a situação para todos, o que cria uma dúvida sobre a existência de algum evento paranormal no local. Isolados no lugar pelo rigoroso inverno e pela neve que se acumula no lado de fora, os três terão de suportar até o fim do contrato de Jack, quando outros funcionários aparecerão para resgatá-los dali. Como a maioria dos autores de obras adaptadas por Kubrick, Stephen King, que escreveu a história, detestou a liberdade criativa do diretor, que alterou seu livro. Além dele, Jack Nicholson também se enfureceu com o cineasta, pelo seu perfeccionismo, que o faria realizar apenas mais dois filmes nos próximos 20 anos. O drama sobre a Guerra do Vietnã Nascido Para Matar é tido como um dos principais sobre o assunto. Já De Olhos Bem Fechados, com Tom Cruise e Nicole Kidman, finalizado pouco antes da morte do diretor, foi um dos mais mal-recebidos de Stanley Kubrick.

Anúncios

Um comentário sobre “Hotel Stanley, inspiração de Stephen King para “O Iluminado”

  1. Pingback: [RESENHA] O Iluminado, de Stephen King | Citando Palavras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s