[RESENHA] Destino, de Ally Condie

DESTINO_1331078456BTítulo: Destino (Matched # 1)

Autor: Ally Condie

Editora: Suma de Letras

Páginas: 240

3

Destino – Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família.

Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander – bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés.

Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.

O livro mostra o triângulo amoroso, Cassia achou que sabia por quem estava apaixonada, mas com o decorrer da história ela se vê envolvida com dois garotos completamente diferentes, Ky e Xander.

Xander Carrow foi classificado para ser o Par perfeito de Cássia Reyes, sua amiga de infância, pensando terem tido sorte de ficarem juntos Cassia e Xander vão para casa curiosos para saber o que ainda não conhecem um do outro. Ao colocar seu microcartão (objeto separado pelos Funcionários que coletaram curiosidades da vida do outro e dicas de namoro) no terminal a imagem do rosto de Xander aparece, porém logo some deixando a tela negra, é então que as coisas começam a ficar mais complicadas para o Par que devia ser perfeito. Quando a tela do terminal volta a se acender deixa ali a imagem de outro rosto que Cassia também conhece, Ky.

Ky Markham, classificado pela Sociedade como uma Aberração, mora no mesmo Bairro que Cassia e Xander, passando a se verem com frequência Cassia passa a sonhar acordada. Depois do Banquete do Par – hora em que se passa a saber com quem os Funcionários decidiram que deve passar o resto da vida – é normal que se passe as horas livres sonhando acordado, o problema é que não é com seu Par que ela sonha, é Ky.

Com todo o controle que a Sociedade parece ter é difícil para Cassia de acreditar quando a Funcionária aparece para trocar seu microcartão e dizer que fui um erro, um engano. Depois do “erro” ela acaba por se aproximar de Ky e começa a sentir uma atração por ele. Paixão.

Ky, com seu jeito misterioso e divertido, começa então a passar mais tempo com Cassia depois que foram designados para serem uma dupla na atividade de Caminhada. Embrenhados na Colina ele então começa a ensinar coisas novas para Cassia, as escrituras dos povos anteriores à sua época.

Por ser uma Aberração, Ky sabe que seu tempo logo chegará ao fim, ele sente isso. E Cassia sabe que fará o possível para encontrá-lo, onde quer que esteja.

Ao final do livro, a mãe de Cassia, Molly, recebe um recado de que devem se mudar para os Campos e sem entender o porquê disso, mas sem questionar, preparam as malas. Quando voltam para casa depois de sua última visita ao Centro da cidade, Cassia encontra Xander esperando-a na varanda. E então sabemos que a aventura apenas começou.

O enredo é desenvolvido em um mundo futurista, onde a sociedade é completamente monitorada 24h por dia. É um livro que apresenta uma perspectiva bem diferente do futuro, ao menos é diferente do que costumo imaginar. No livro podemos notar os sentimentos da protagonista divididos entre os dois rapazes e, quanto mais fundo adentamos nesse mundo, mais dúvidas sobre com quem a garota irá ficar surgem.

Anúncios

2 comentários sobre “[RESENHA] Destino, de Ally Condie

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s