[RESENHA] A Ciência Médica de House, de Andrew Holtz

Oi pessoal! Esse é o segundo livro que li durante a Maratona Literária de Inverno 2015, para saber sobre os títulos que serão resenhados aqui no blog durante a maratona é só acessar esse link.

A_CIENCIA_MEDICA_DE_HOUSE_1231290634B

Título: A Ciência Médica de House

Autor: Andrew Holtz

Editora: Best Seller

Páginas: 283

3,5

A Ciência Médica de House – Andrew Holtz (jornalista especializado em Medicina), estudou as principais obras da literatura médica e entrevistou diversos especialista para compilar os casos mais peculiares da série americana que mistura Medicina diagnóstica com investigação detetivesca: House.

A série apresenta doenças tão insólitas que os próprios expectadores duvidam da realidade de tudo aquilo. Andrew vai em busca da medicina dentro do seriado!

Além de apresentar e explicar diagnósticos e doenças que aparecem no seriado Dr. House, o livro também traz relatos sobre essas doenças no mundo que vivemos, deixando impossível pensar que os tratamentos na série sejam apenas fictícios.

Muitos médicos são citados no livro enquanto dão suas opiniões a respeito dos casos apresentados, principalmente as chamadas Zebras médicas. As Zebras os casos raros que a maioria dos médicos não procuram de início; a origem dessa expressão veio do princípio de os homens ao ouvirem sons de cascos batendo no chão pensarem em um cavalo e não em uma zebra, as zebras são as ocasiões raras onde os indícios levam os médicos a um caminho totalmente diferente do esperado no início.

O livro escrito por Andrew Holtz apresenta dados da história da medicina e faz suposições a respeito das mudanças que ainda estão por vir nessa área. Além disso, também cita programas, livros e boletins online que auxiliam os médicos na hora de encontrar respostas.

Uma parte que achei muito interessante foi quando relataram o uso de sanguessugas e sangrias e também os medicamentos experimentais usados em tratamentos reais, no livro tudo é explicado com argumentos científicos.

Com esse livro podemos entender como funciona a burocracia médica e a maneira utilizada pelos médicos para descobrir as doenças que eles diagnosticam. É um livro excelente tanto para os estudantes de medicina, como para os leigos que tem curiosidade. Acredito que todo estudante de medicina deve ler, pois esse livro deve lhe ajudar a abrir a mente para a presença de Zebras.

Anúncios

3 comentários sobre “[RESENHA] A Ciência Médica de House, de Andrew Holtz

    • Farei sim!! Já estou lendo o terceiro “Refúgio”, escrito por Harlan Coben. Estou na metade do livro e acredito que posto a resenha até sexta =D

  1. O livro é bem interessante porque podemos aprender um pouco mais sobre os procedimentos médicos.
    “Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.”(Carlos Drummond de Andrade)
    cheirinhos
    Rudy

    Participe no nosso Top Comentarista!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s