[RESENHA] Zoo, de James Patterson

Baixar-Livro-Zoo-James-Patterson-em-PDF-ePub-e-Mobi-ou-ler-online-370x532Título: Zoo

Autor: James Patterson

Editora: Arqueiro

Páginas: 288

nota livro 5

Algo está acontecendo na natureza.

Uma misteriosa doença começa a se espalhar pelo mundo. Inexplicavelmente, animais passam a caçar humanos e a matá-los de forma brutal. A princípio, parece ser algo que se dissemina apenas entre as criaturas selvagens, mas logo os bichos de estimação também mostram suas garras e as vítimas se multiplicam.

A humanidade é presa fácil.

Apavorado, o jovem biólogo Jackson Oz assiste a escalada dos acontecimentos. Ele já previu esse cenário alarmante há anos, mas sempre foi desacreditado por todos. Depois de quase morrer em uma implausível emboscada de leões em Botsuana, a gravidade da situação se mostra terrivelmente clara.

O fim da civilização está próximo.

Com a ajuda da ecologista Chloe Tousignant, Oz inicia uma corrida contra o tempo para alertar os principais líderes mundiais, sem saber se as autoridades acreditarão em um fenômeno tão surreal. Mas, acima de tudo, é necessário descobrir o que está causando todos esses ataques, pois eles se tornam cada vez mais ferozes e orquestrados.

Em breve não restará nenhum esconderijo para os humanos…

O livro e a série são TOTALMENTE DIFERENTES. Ok, não totalmente, os nomes dos personagens são iguais, mas TODA a história é diferente. Obviamente a história do livro é muito melhor e os casos apresentados são mais próximos da realidade. Para ler a crítica da série, clique aqui.

Para apresentar um pouco das diferenças gostaria de contar para vocês que Jackson Oz e Chloe Tousignant, que na primeira temporada da série não aparentam ter nenhum tipo de relacionamento além do profissional, na metade do livro casam-se e tem um filho, Eli. Além disso, os casos sobre a agressividade dos animais no seriado me pareceu forçada (o episódio dos ratos principalmente), já no livro parece apenas uma radical evolução comportamental.

Ah, na série temos um grupo de protagonistas, no livro o protagonista é Oz e Chloe, dos outros personagens da série apenas Abe tem participação, embora curta.

Sobre o livro… A história é muito interessante, mas do início até a metade do livro não me envolveu como eu gostaria. A partir do momento em que os cientistas começaram a apresentar hipóteses sobre a problemática do comportamento animal.

Após 5 anos de pesquisa, foi descoberto que o cérebro dos animais afetados eram um pouco mais pesados que o normal. Sempre na mesma proporção de 1,3%. Essa foi a primeira descoberta.

Enquanto os cientistas buscam aprimorar suas teorias sobre o CAH (Conflito entre Animais e Humanos), os avanços nos testes são sempre reportados a Oz, o protagonista que narra a maioria dos capítulos. Durante o enredo, alguns termos químicos a respeito dos feromônios e termos técnicos sobre a anatomia das diferentes espécies animais são relatadas, mas tudo é explicado então mesmo os leigos no assunto não ficam perdidos.

Quando os pesquisadores descobrem o que causou o CAH e conseguem convencer as autoridades a testar uma solução parece que a situação pode ser vencida, mas, como sempre, a ambição humana coloca tudo a perder. Embora o protagonista alegue que não culpa a humanidade por esse evento que trouxe o caos à Terra, de alguma maneira a história me tocou tão profundamente que fiquei (e ainda estou) indignada com a ação dos seres humanos que, mesmo diante da solução para o CAH, insiste em cometer os mesmos erros.

O livro é maravilhoso! Indico ele para TODAS as pessoas que tiverem interesse em aprender um pouco sobre o mundo animal.

Anúncios

2 comentários sobre “[RESENHA] Zoo, de James Patterson

    • Oi! Esse foi o primeiro livro do James que li, por isso não posso te dizer se é no mesmo estilo que os da série Bruxos e Bruxas, mas como nem sempre um livro/série mostra todo o potencial do autor acredito que seja válido ler outra obra dele =) espero que você goste tanto quanto eu. Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s