Resenha | Se Eu Ficar, de Gayle Forman

SE_EU_FICAR_1404309893BTítulo: Se Eu Ficar (Se Eu Ficar #1)

Autor: Gayle Forman

Editora: Novo Conceito

Páginas: 224

Compre:Amazon

A última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera… e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.

IMG_4313

A capa é muito bonita, apresenta imagens das cenas do filme que baseou-se nesse livro.

IMG_4315

A diagramação do livro é muito caprichada, com decoração de notas musicais em todas as páginas. A decoração me incomodou um pouco no início, parecia que as páginas estavam muito poluídas, mas depois acostumei. O tamanho da fonte, margem e espaçamento são bons para a leitura.

IMG_4314

As 224 páginas não são divididas em capítulos como na maioria dos livros, em Se Eu Ficar são divididas em horários. Ao final do livro tem um trecho de Para Onde Ela Foi, o próximo livro da duologia. O livro também apresenta uma entrevista com a atriz que interpretou o papel de Mia no filme e o ator que interpretou Adam.

sobre a história

Mia gosta de música clássica, toca violoncelo, adora estar com sua família e é apaixonada por Adam (que toca guitarra e é vocalista em uma banda de rock). Em um dia, Mia sai para passear com seus pais e seu irmão, mas não chegam em seu destino. Um acidente de carro destrói sua vida e Mia vivencia uma experiência de quase morte enquanto descobre o que aconteceu com sua família e tenta decidir se ela é forte o suficiente para ficar e encarar as consequências que o acidente deixou ou se o fim é a melhor opção.

Durante seu tempo no hospital, a garota recebe visitas dos parentes, amigos e também do seu namorado, Adam. No início Mia não gosta muito das visitas e não queria ver Adam, pois isso poderia fazê-la se sentir mal por querer desistir, mas depois ela aprecia o tempo a mais que teve com ele e seus outros visitantes que, mesmo pedindo para ela ficar, diziam entender se ela quisesse partir.

minhas impressões

Se me pedissem para dizer uma palavra que representa esse livro eu diria amor. Amor de mãe, amor de pai, amor de irmão, amor dos familiares em geral (avós, tios e primos) amor dos amigos e amor de companheiro (namorado). Todas as cenas que são descritas nesse livro representam o amor. E é o amor que ajuda Mia a decidir se terá um futuro ou desistirá, achei muito legal terem apresentado tão claramente que apenas a garota poderia decidir.

É uma história muito linda, gostei muito! Mas confesso que quando assisti ao filme (crítica do filme aqui) fiquei muito mais emotiva do que com a leitura… talvez isso tenha ocorrido pelo que estava acontecendo na minha vida quando assisti ao filme e o que aconteceu nesse meio tempo até agora. Enquanto escrevia essa resenha cheguei a pensar que talvez fosse por eu já saber o que aconteceria no final, como o livro e o filme são basicamente iguais (o livro tem algumas cenas a mais, mas são poucas as diferenças).

Esse livro conta uma história triste, mas com todas as memórias que Mia compartilha com os leitores faz com que o desenvolvimento dos acontecimentos não seja lido de forma deprimente, na verdade acontece exatamente o contrário: faz as pessoas quererem saber o que acontecerá com ela e os motivos disso.

nota livro 5

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s