“Os Instrumentos Mortais” é acusada de plágio!

Oi pessoal! Vim contar para vocês um fato muito triste e que pode dar fim a tudo relacionado a Os Instrumentos Mortais

Ao que tudo indica a autora Sherrilyn Kenyon está acusando nossa amada Cassandra Clare de ter “roubado” a ideia dela para criar a série Os Instrumentos Mortais.

Sherrilyn Kenyon, colega de trabalho de Cassandra Clare, afirma que a saga literária Os Instrumentos Mortais e a série Shadowhunters foram copiadas consciente e deliberadamente dos livros de sua própria série chamada Dark-Hunters.

O primeiro livro da saga Dark-Hunter (que eu nunca ouvi falar) foi publicado em 1998, enquanto o livro Cidades dos Ossos foi publicado em 2007.

Dark-Hunter

Feito no dia 5 de fevereiro, o processo – que alega violação de copyright e trademark e está pedindo por danos, perda de lucros e um final ao violação – alega uma série de similaridades entre as séries.

O processo diz, “é sobre uma elite de guerreiros que devem proteger o mundo humano de ameaças paranormais que não podem ser vistas e que procuram destruir humanos conforme eles vivem sua vida diariamenteAmbos ganham um manual sobre como conduzir a sua missão e como agir enquanto estiverem lidando com entidades e espécies no seu mundo de ficção”, o processo adiciona. Nele, também são destacados pontos como em ambas as séries há guerreiros que protegem os humanos de demônios, ambos encantam espadas divinamente encantadas, que também possuem nomes exclusivos, e aparentemente, em 2006, a série de Clare teria o nome de Dark-Hunter, porém Kenyon pediu para que a autora alterasse isso, o que ela fez, substituindo para “sombras”.

Entretanto, muitos também apontam que Sherrilyn Kenyon não inventou a ideia de um grupo de seres humanos que lutam contra o sobrenatural, e ela não poderia reivindicar a propriedade sobre uma história onde a maioria dos humanos são cegos para o mundo sobrenatural porque já encontramos histórias como essa antes.

Cassandra Clare se diz “surpresa e desapontada” com a acusação de plágio. Em sua resposta pública, seu advogado John Cahill disse: “Cassie está tanto surpresa como desapontada com a Sra. Kenyon, que trouxe a tona um processo uma década após a estreia de seus livros…”

No processo foi solicitado o fim de todos os elementos envolvendo os Caçadores de Sombras, incluindo os livros, spin-offs, filme e série…

instrumentos-mortais

Sinceramente, acredito que o processo terminará ao lado da Cassie, mas a pequena chance de que acabe do lado de Kenyon me deixa com medo. Eu não gostei da série, mas os livros são fantásticos e espero mesmo que não tenham fim.

A reivindicação dos direitos autorais após quase 10 anos do lançamento do primeiro livro da saga Os Instrumentos Mortais me faz pensar que esse processo é apenas por inveja já que a saga Dark-Hunters não parece ter muito sucesso.

Fonte: Sobre Sagas.

Anúncios

4 comentários sobre ““Os Instrumentos Mortais” é acusada de plágio!

  1. Não é a primeira vez que cantores e autores em pleno auge são acusados de plágio, acho que é um oportunismo muito grande, alguém reclamar no exato momento que o sucesso ascende. Ela provavelmente quer aparecer, já cheguei a ler que essa senhora vendeu os livros para uma empresa para virar série, deve estar querendo arrancar atenção, já que Os Instrumentos Mortais também virou série. Cassie ganha o processo.

    • Sim, verdade! Mas é muita má fé uma pessoa acusar outra de plágio apenas para chamar a atenção. Se parar para pensar no que a Cassie deve ter sentido quando foi acusada… =/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s