Li no Kindle #2 | Um Gato de rua chamado Bob, de James Bowen

UM_GATO_DE_RUA_CHAMADO_BOB_1365596111BTítulo: Um Gato de rua chamado Bob

Autor: James Bowen

Editora: Novo Conceito

Páginas: 240

Compre: Amazon

Depois de um passado difícil, James foi adotado pelo gato Bob. Agora os dois têm um emprego de verdade (são vendedores ambulantes de revistas) e se tornaram personalidades conhecidas em toda Londres. Bob tem muitos admiradores, que passam todos os dias para vê-lo – alguns deles trazem cachecóis de lã para ajudá-lo a enfrentar os dias mais gelados. Entre truques adoráveis e manhãs de puro mau humor, Bob e James se tornam cada vez mais inseparáveis. Por trás da divertida história de um homem às voltas com seu animal de estimação, o segundo livro de James Bowen fala sobre amizade e esperança. Bob se torna a chave que traz James de volta ao mundo, a motivação que faltava para sua decisiva volta por cima. Impossível terminar de ler O mundo pelos olhos de Bob sem querer abraçar seu pet – ou adotar um! Apaixone-se…

IMG_4274

A capa do livro é fofa e bonita, apresenta exatamente como é descrito Bob na rua “trabalhando” junto com James. O cachecol é um detalhe importante na história, representando a bondade que as pessoas podem ter com os animais.

O livro tem 240 páginas dividas em 21 capítulos. Cada capítulo é enfeitado com patinhas e tem seu próprio título. Os capítulos são, em sua maioria, curtos.

sobre a história

Após viver uma infância inconstante, James entra no mundo das drogas e, mesmo sonhando em tornar-se músico, a situação vai de mal a pior e ele acaba tendo que morar nas ruas.

Com o tempo, James Bowen consegue melhorar sua qualidade de vida: inscreve-se em um programa de reabilitação e passa a morar em um apartamento subvencionado. Seu emprego é tocar violão nas praças de Londres.

“Há uma citação famosa que li em algum lugar. Ela diz que recebemos segundas chances a cada dia de nossas vidas. Elas estão ali para serem agarradas, só que não costumamos agarrá-las. Passei grande parte da minha vida provando essa citação.”

Em um dia quando volta para o apartamento, James encontra um gato de pelagem laranja, magro e ferido acomodado no tapete de seu vizinho. Alguns dias depois ele percebe que o gato continua acomodado no mesmo lugar e, pensando no bem estar do gatinho, ele bate na porta de seu vizinho para lhe perguntar se o gato é dele.

Ao confirmar o que já suspeitava (que o gato provavelmente não tem dono), James o leva para seu apartamento com o objetivo de cuidar do animal até que ele fique bem e então o devolver para as ruas. James leva o laranjinha no veterinário e percebe que terá que cuidar do animal pelos próximos 15 dias para garantir que o tratamento seja feito.

“Bob e eu tínhamos muito em comum. Talvez por isso o vínculo houvesse se formado tão rápido e estivesse crescendo de forma tão profunda.”

Durante o tratamento do laranjinha, James pretendia deixá-lo em casa quando ia trabalhar. Isso logo não foi  mais possível, pois aonde o homem ia, o gato acompanhava.

“Percebi – finalmente – que nunca me livraria daquele gato.”

James passava os dias fazendo o que gostava: cantar e tocar violão. Mas essa felicidade não durou muito no livro e, após encontrar problemas, teve que encontrar outra forma de ganhar dinheiro. A solução para seus problemas foi vender a Big Issue, uma revista que tem por objetivo ajudar as pessoas (os vendedores da revista) a se reerguerem na vida.

“Você tem que ter dinheiro para ganhar dinheiro.”

Junto com essa mudança James decidiu que queria ficar completamente livre das drogas, não queria mais a reabilitação, queria a limpeza total. Foi um grande passo para o homem que viveu anos sob influência das drogas, mas ele tinha Bob para ajudá-lo.

“Bob é meu melhor amigo e foi quem me guiou em direção a um modo de vida diferente – e melhor.”

minhas impressões

Logo que comecei a colecionar marcadores de páginas encontrei o do gatinho Bob em um dos grupos no facebook e o quis para minha coleção. Assim que recebi o marcador fiquei entusiasmada e com vontade de ler a história do livro, mas apenas agora tive a oportunidade.

A história é um fato real, a biografia de James e Bob é uma lição de vida que apresenta os altos e baixos da vida de um ex morador de rua em reabilitação. É uma leitura motivadora, me fez ficar torcendo para que tudo desse certo. Se me pedissem uma palavra que caracterizasse a história eu diria que é superação.

Ao contrário do que eu esperava, o livro fala mais sobre a vida de James do que a do próprio gato. Confesso que isso me decepcionou um pouco, mas logo entendi que o autor queria representar o quanto Bob mudara sua vida.

A mensagem principal do livro é que tudo pode melhorar, ou piorar, depende apenas das escolhas que cada um faz na sua vida. As escolhas de James antes de Bob entrar em sua vida não eram das melhores, mas após o laranjinha aparecer tive a impressão de que o sol brilhou novamente para James e a esperança de se livrar completamente das coisas ruins que impregnavam sua vida fez com que desse passos importantes.

nota livro 4

Anúncios

4 comentários sobre “Li no Kindle #2 | Um Gato de rua chamado Bob, de James Bowen

    • Por enquanto temos 3 livros do Bob: Um Gato de Rua Chamado Bob, Bob – Um Gato Fora do Normal e O Mundo Pelos Olhos de Bob.

      Apenas li o primeiro até agora, mas os outros já estão na minha lista para ler e resenhar =) Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s