Resenha | Acima de Nós, de Tais Cortez

Livro recebido em parceria com a autora Tais Cortez.


ACIMA_DE_NOS_1446822205535238SK1446822205BTítulo: Acima de Nós

Autora: Tais Cortez

Editora: Ágape

Páginas: 302

Compre: Amazon

Laura e Rafael não poderiam ser mais diferentes. Ele nasceu em uma das famílias mais ricas da cidade de Catalina, e sempre teve tudo o que quis. Já ela é de origem humilde, e seu grande sonho é conseguir uma vida melhor. Mais do que isso, a visão que ambos têm de Deus é oposta: Laura o vê como um Deus de amor, enquanto Rafael não entende como Ele pode permitir que tantas coisas ruins aconteçam, incluindo uma tragédia que o assombra. Quando o comportamento dele começa a preocupar seus pais, ele é forçado a encontrar um emprego. A partir daí, esses jovens se encontram e a vida deles nunca mais será a mesma. Ela estava ocupada demais para se apaixonar, e ele sequer sabia que era capaz de sentir algo assim, mas, quando os planos de Deus são traçados, estão sempre acima de nós.

IMG_4417

A capa é bonita, salienta bem o céu representando a fé de Laura de que tudo está “acima de nós”.

IMG_4420

A ponta superior das páginas é decorada. Tem bom tamanho de fonte, margem e espaçamento. As folhas são amareladas.

IMG_4424

As 302 páginas estão divididas em 39 capítulos mais o posfácio.

sobre a história

Rafael é filho de pais ricos e não tem nenhum interesse em trabalhar nem estudar, mas quando seu pai lhe corta a mesada (por um incidente que aconteceu devido sua imprudência), ele vê a necessidade de trabalhar para conseguir dinheiro. Forçado a sair em busca de um emprego, Rafael consegue o cargo de faxineiro no hospital.

Laura é uma garota forte, sofreu poucas e boas da vida, mas continua vivendo com alegria. Sua fé em Deus é grande o suficiente para não questionar os acontecimentos e aceitá-los de bom grado. Conseguiu um emprego no hospital e trabalha para pagar as contas e sustentar sua tia e prima, mas o que realmente deseja é retomar os estudos e conseguir um emprego melhor.

Laura é muito diferente das garotas que Rafael está acostumado a sair. Essa diferença faz com que ela se torne uma amiga especial. Para que a ex-namorada de Rafa pare de persegui-lo e a tia de Laura a deixe retomar os estudos, eles resolvem fingir namorar. Mas em algum momento deixa de ser fingimento.

“O amor entre eles cresceu como uma semente regada diariamente. Surgiu aos poucos, conforme se conheciam, contrariando as primeiras impressões que tiveram um do outro. Eles eram a prova de que o amor verdadeiro não segue regras e supera todos os obstáculos.”

Assumir o relacionamento de Laura e Rafael não é fácil, muitos pensam que Laura, por ser pobre, quer se aproveitar do dinheiro da família de Rafa e, além disso, vários empecilhos são colocados diante do casal para separá-los. Diante de todos os problemas, Rafael vê Laura aceitar facilmente as coisas como são e deixar tudo nas mãos de Deus e isso o deixa confuso e com raiva, pois não consegue entender essa confiança que ela deposita Nele.

As crenças de Laura são colocadas a prova em cada desafio.

minhas impressões

Eu solicitei esse livro para a Tais porque já havia lido os outros livros dela (Golfinhos e Tubarões e O Último Homem do Mundo) e adorado, além disso eu também esperava que a leitura de um livro mais voltado para crenças religiosas pudesse aguçar meus sentidos para esse lado da vida.

A leitura foi agradável na maioria das cenas. Gostei muito do romance entre Laura e Rafael e como se desenrolou a solução para todos os problemas (e testes) que eram impostos a eles. A prova de que o amor verdadeiro não se apaga em nenhuma circunstância e que a fidelidade de fazer tudo o possível pela felicidade do outro foram os pontos principais apresentados no livro.

Não compartilho das crenças de Laura, minha percepção sobre Deus é mais parecida com a de Rafael (no início do livro) e, provavelmente por esse motivo, eu não tenha apreciado tanto a leitura de Acima de Nós quanto apreciei ler os outros livros da Tais Cortez.

Achei desnecessário algumas explicações de Laura sobre sua fé, claro que quando as pessoas lhe perguntavam algo era interessante tentar pensar da mesma maneira que ela, mas teve uma cena que me deixou bem chateada! Vou descrevê-la brevemente: Rafael ofereceu bebida alcoólica para Laura e ela se recusou, então ele perguntou o motivo e se era a religião que a proibia. O que achei desnecessário foi a resposta dela que, ao invés de simplesmente dizer que não e o motivo, disse um texto enorme para explicar que a religião dela não a proíbe essas coisas.

A história de Laura é triste e o livro apresenta fatos do presente da garota que me fizeram sentir um pouco de pena dela, pois ninguém deveria passar pelas coisas que ela teve que lidar e ainda mais uma garota tão especial e querida.

Dou nota 4/5 porque, mesmo já esperando as pregações religiosas, essas cenas realmente não me agradaram e algumas (como a que citei acima) me pareceu um pouco forçada. Apesar disso, a história de superação foi muito realista.

nota livro 4

Anúncios

2 comentários sobre “Resenha | Acima de Nós, de Tais Cortez

  1. Oiii, Andressa
    Obrigada pela resenha!
    Sempre acho interessante quando um leitor não cristão tem contato com este livro.
    Meu propósito com ele foi, assumidamente, evangelizar, abordando toda a questão do pecado e salvação através de Jesus.
    Quanto àquela passagem sobre a bebida, esse é um ponto que me aborrece bastante, pois é, muitas vezes, associado o “ser cristão” com “ser proibido beber”, e isso é algo que não tem embasamento bíblico. Infelizmente, esse tipo de “regra humana” dita como “regra divina” acaba afastando algumas pessoas. Daí o fato de eu ter elaborado uma resposta mais completa, com embasamento bíblico, para incluir na história.
    Inclusive, teve uma leitora que tirou print da resposta e postou no facebook, dizendo que aquilo resumia com perfeição o que gostaria de responder às pessoas que questionam por que ela não bebe.
    Enfim, rss…fico feliz que, apesar de algumas ressalvas, tenha sido uma boa leitura!
    Agora vc já leu todos meus 3 bbs, o que signigica que preciso escrever logo o próximo, né? rss
    Bjssss e que Deus te abençoe!

    • Exatamente Tais! Hahaha. Está na hora de escrever um novo livrito =)
      Pensando por esse lado de explicar melhor o “proibido de beber” ficou mesmo interessante ter desenvolvido bem aquela resposta da Laura.
      Você fez um ótimo trabalho com esse livro, assim como com os outros. Mal posso esperar para ler seu próximo romance. Uma sugestão: poderia fazer uma continuação para Golfinhos e Tubarões!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s