Li no kindle #7 | Como eu era antes de você, de Jojo Moyes

COMO_EU_ERA_ANTES_DE_VOCE_1365538813BTítulo: Como eu era antes de você (como eu era antes de você #1)

Autora: Jojo Moyes

Editora: Intrínseca

Páginas: 320

Compre: Amazon

Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade – um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas – e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário.

Uma comovente história sobre amor e família, Como eu era antes de você mostra, acima de tudo, a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.

IMG_4581

A capa original do livro é bem bonita, mas confesso que prefiro a capa do filme, hahah. Sobre os atores que representarão os protagonistas posso dizer que são perfeitos! Acredito que ninguém seria melhor atuando como Will e Lou.

As 320 páginas são divididas em 27 capítulos mais o prólogo e o epílogo. A maioria dos capítulos é narrada pela Louisa, mas alguns são contados por outros personagens, tornando possível ter uma visão mais ampla do ponto de vista deles a respeito do relacionamento de Lou e Will.

sobre a história

Louisa Clark mora com seus pais, sua irmã, seu sobrinho e seu avô. A renda que recebe com seu trabalho é a base do status financeiro de sua família. Seu namoro de 6 anos está indo de mal a pior e Patrick parece não se importar mais com sua vida da forma que deveria, ao invés disso ele só quer saber de seus treinos e maratonas. Lou nunca sonhou em sair da cidade e expandir seus horizontes, mas é alegre, inteligente, cheia de energia… e tem um senso de moda bem diferente da maioria das pessoas.

“- Sabe, você não se veste como alguém daqui. Sempre aguardo ansioso a próxima combinação maluca de roupas com que vai aparecer.”

A vida de Louisa era boa e tranquila, mas quando recebe um comunicado de seu chefe informando que fechará o café onde ela trabalha, Lou se vê tendo que correr para encontrar logo um novo emprego. E sua vaga como cuidadora de Will logo foi garantida.

“- Will recebe todo o cuidado médico que podemos oferecer. Queremos uma pessoa forte… e animada.”

Will Traynor é de uma família rica e sempre gostou de uma boa dose de adrenalina. Certo dia, ao sair de casa, sofre um acidente que muda toda sua vida. O acidente, além de ter lhe deixado tetraplégico, lhe tirou boa parte das emoções que a vida lhe propunha e, fadado a ficar eternamente em uma cadeira de rodas dependendo dos outros, Will decide acabar com sua vida.

“A vida de Will Traynor era tão diferente da minha. Quem era eu para dizer como ele deveria viver?”

“- Sabe, você só pode ajudar alguém que aceita ajuda – disse ela.”

Apesar de todas as tentativas de animar Will, a relutância e teimosia do rapaz em ser feliz o tornavam um companheiro difícil em suas primeiras semanas no novo emprego.

O relacionamento da garota com Will evolui rápido e logo passam a se “tolerar” mais facilmente. A amizade surge sem muitas dificuldades quando Will toma para si a responsabilidade de apresentar o mundo para Clark.

“- Você precisa sair daqui, Clark. Prometa que não vai passar o resto da vida enfiada nesta cidade que mais parece uma maldita estampa de jogo americano.”

“- Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível.”

minhas impressões

Já faz algum tempo que esse livro estava na minha lista de próximas leituras, mas foi apenas no dia 16/05 que percebi que devia ser minha prioridade nas leituras, isso ocorreu por causa da data de lançamento do filme Como eu era antes de você que terá lançamento no dia 16/06.

A história é maravilhosa! Me animou desde o começo e, nos últimos capítulos, embora eu ficasse desconfiada de que coisas ruins poderiam acontecer, me empolguei e logo terminei a leitura.

Devo dizer que a história de Will e Louisa me trouxe muitas alegrias e alguns risos, mas também conseguiu me arrancar algumas lágrimas.

Achei difícil separar o egoísmo do altruísmo, pois se tentasse entender o lado do Will ou o lado das pessoas que se importavam com ele parecia que os sentidos dessas palavras se invertiam. Isso fez com que eu não pudesse dizer “queria que ele não desistisse” ou “ele precisa mudar de ideia”.

A história é excelente e a recomendo para todos que tenham interesse em um ótimo romance, um romance com um pouco de drama. Espero que o filme seja tão bom quanto. Prometo criticar o filme para vocês assim que eu assistir.

Preciso dizer que o Will me decepcionou bastante por não dizer EM NENHUMA PARTE DO LIVRO que ama a Louisa, mas seus gestos e outras frases são o suficiente para eu saber que ele a ama.

Deixe um comentário

