As livrarias mais encantadoras do mundo!

Eu sempre tive vontade de viajar para todos os lugares do mundo (principalmente para ver neve) e aqui está uma pequena lista de livrarias que eu adoraria conhecer! Esse também é o sonho de vocês?

El Ateneo, Buenos Aires, Argentina

María L. Fundes diz que foi “uma ideia genial converter um teatro dos anos 20, já fechado, em uma livraria de primeira. El Ateneo, é uma das melhores livrarias da América. A seleção de livros é amplíssima. Permanecem o cenário e o palco do antigo teatro. Uma maneira brilhante de desfrutar e recuperar edifícios antigos”.

Um os pontos mais lindos da capital argentina, é essa livraria que tem todo o charme de uma casa de ópera italiana, uma vez que foi montada dentro do antigo Teatro Grand Splendid. O local onde ficavam a plateia e camarotes tornaram-se corredores para acomodar os 120.000 livros disponíveis, e o antigo palco (com todos seus mecanismos de troca de cenário preservados) foram transformado em um elegante café.

Certamente não é o local ideal para comprar livros em Buenos Aires (preços melhores – e muitas vezes atendimento também – podem ser encontrados nas pequenas livrarias de esquina que são abundantes na cidade), mas é um local imperdível, considerados por muitos a livraria mais bonita do mundo.

El-Ateneo

ateneo02

Galignani, Paris, França

Depois de um período em Londres, Giovanni Antonio Galignani se instalou em Paris, onde criou uma pequena editora, abriu uma livraria e fundou um jornal. É a primeira livraria inglesa na Europa fora das ilhas britânicas. Foi instalada na Rua de Rivoli, onde abriu as portas com as melhores seleções de literatura anglo-americana e francesa, assim como uma seleção sem igual de livros de arte e moda.

Galignani

Livraria da Vila, São Paulo, Brasil

O “ABC” nota que São Paulo é a “capital gastronômica e cultural do Brasil”. A repórter elogia a construção arquitetônica, do “genial arquiteto” Isay Weinfeld — as portas são estantes —, e diz que, além de bela, a Livraria da Vila oferece espaço para bate-papo, concertos e exposições.

Livraria-da-Vila

El Péndulo, México

A livraria, é um espaço amplo e relaxante no qual se pode, além de desfrutar das calorosas tardes mexicanas, olhar livros, discos e vídeos. O local tem o toque original de ter plantas em seu interior. A livraria oferece concertos, cursos e tem um café-restaurante.

Como o próprio nome define, trata-se de uma mistura de livraria e café. A proposta do espaço é integrar livros, café e muito verde – e o resultado é lindo, e dá a sensação de ser extremamente acolhedor.

pendulo

Brentano’s, Paris, França

A oferta cultural de Paris é ilimitada. Suas livrarias também. A Brentano’s é uma livraria com quase 120 anos e que oferece um repertório variadíssimo para o leitor multicultural, interessado em ler em vários idiomas. A livraria é especializada em obras norte-americanas, já que a cadeia de livrarias surgiu nos Estados Unidos. Está situada na Avenida da Ópera, entre a Ópera Garnier, o Louvre e a Praça Vendôme.

Brentanos

Rizzoli, Nova York, Estados Unidos

É uma das livrarias mais simbólicas dos Estados Unidos. O espaço é acolhedor, as luzes tênue, o estilo é retrô e a seleção de livros, fantástica. É uma referência em pleno coração de Manhattan. Os livros de culinária são uma das especialidades desta livraria: o presente perfeito. A coleção completa da magnífica Editora Rizzoli está disponível, junto com uma extensa seleção de livros em italiano.

Rizzoli

Lello & Irmão, Porto, Portugal

Lello & Irmão é a livraria mais espetacular de Portugal e uma das mais bonitas do mundo. Situada no centro antigo da cidade do Porto, foi fundada em 1869. Na sede atual, está desde 1909. A mudança foi feita pelos irmãos Lello, seus segundos proprietários. A fachada é maravilhosa, mas o interior ainda é mais bonito. Lá tudo é surpreendente. No segundo piso são feitas exposições de arte e se pode desfrutar de um café.

Lello

lello2

Livraria Cultura, São Paulo, Brasil

Reconhecida como uma das livrarias de arquitetura mais original do mundo, a Livraria Cultura está situada no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, é uma das favoritas dos bibliófilos da capital paulista. Isso em uma cidade com um grande número de livrarias: sabe-se que a venda em São Paulo de livros é uma das maiores do país.

Cabe ainda destacar que a livraria foi uma das pioneiras no conceito de criar espaços para os consumidores sentirem-se confortáveis e apreciarem os livros dentro da própria loja.

cultura01

Shakespeare & Company, Paris, França

Corredores apertados, cheios de livros por todos os lados, empilhados e abarrotados. Móveis com ar retrô espalhados de forma desordenada. Tudo isso garante à livraria Shakespeare & Company, curiosamente localizada na capital francesa, um jeitão singular – parece que a livraria em si saiu das páginas de um livro.

Shakespeare-Co

shakespeare

Bart’s Books, Ojai, Estados Unidos

É uma particularidade que torna essa livraria especial, ela é a maior livraria a céu aberto do mundo. Como suas dimensões são grandes demais, é difícil encontrar uma fotografia que faça jus a seu esplendor.

barts-books

Livraria Plural, Bratislava, Eslováquia

Moderna e com uma das combinações mais adoráveis do mundo: livros e escadas. Difícil não apaixonar-se pela Livraria Plural.

1328128893_bookshop_and_coffee_bar_plural_totalstudio_1326847952_mainimage_05_1200_space

Cook & Book, Bruxelas, Bélgica

Essa livraria parece tirada de um sonho surreal, com sua decoração pouco comum. Ao mesmo tempo, as cores escuras dão uma sensação claustrofóbica e quase macabra.cook

Anúncios

4 comentários sobre “As livrarias mais encantadoras do mundo!

  1. Todas essas livrarias são maravilhosas. Só não achei nada demais na Shakespeare & Company? O exterior é bonito, mas é como um sebo normal. A Brentono’s e Galignani não dá para saber, o externo é normal, mas e dentro?
    O único problema que vejo nessas livrarias é que elas ficam em áreas onde as especulações monetárias são altas então os livros podem sair mais caro que em outras livrarias por aí. Assim como a Livraria Cultura, ela é conhecida pela beleza de suas franquias, mas o preço é bem salgado quando se entra para ver algum livro.
    Bem, preciso dizer que sou apaixonada pelas livrarias da Cultura. Já fui a essa de São Paulo e me apaixonei, o problema é que sempre está muito cheia. Tem uma aqui no Rio que é incrível. Por fora não é nada demais. Você entra e ok, tem as estantes, algumas poltronas; mas quando se passa das portas mais adiante, a mágica do lugar começa. É cheio de andares, estantes, lugares para sentar, inúmeros modos de ir para cada parte. É maravilhoso!
    Beijos.

    • Nossa, deve ser muito agradável mesmo!
      Bem, o objetivo desse post era mostrar as mais bonitas, mas você está certa em dizer que os livros saem caros, acredito que seja mais para visitar e conhecer do que para comprar livros =)
      Sobre a Shakespeare & Company eu não havia gostado do externo dela, mas sim do interno. As paredes tão juntinhas e repletas de livros foi o que me chamou a atenção.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s